Discuta comigo!

Discuta comigo! Discuta sobre: política, religião, história, trabalho da polícia, desempenho dos seus governantes, queda da bolsa, preço do pão, petróleo, crise internacional, trânsito e outras coisa que não me vem em mente!

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Astronautas bebem urina e suor no espaço



As tripulações da Estação Espacial Internacional (ISS) bebem água conseguida através da reciclagem do suor e urina dos astronautas.

A urina é reciclada pela «Water Recovery System» (Sistema de Recuperação da Água), um aparelho que custou 180 milhões de euros 250, e que ali foi instalado.Vinte litros de urina reciclada foram trazidos à Terra em Novembro do ano passado, para análise. Os fluidos corporais dos astronautas, e também os dos ratos de laboratório que se encontram na nave, são movidos para um tanque, onde são fervidos e o vapor resultante recolhido. O vapor de água é depois misturado com água de ar condensado e filtrada.

Os astronautas festejaram o sucesso da reciclagem brindando em directo com o Centro Espacial em Houston. “Estamos prontos para brindar com um pouco de ‘café de ontem’ com vocês” disse, a partir de Houston Don Pettit, um ex-tripulante da Endeavour que ajudou a reparar o sistema de reciclagem. Após o primeiro golo, Barratt afirmou que o sabor era “excelente”.

«As análises mostraram que a água era saudável e potável», refere a Nasa, que autorizou o consumo do líquido, após a verificação de uma válvula da máquina. A reciclagem da água é essencial para duplicar a capacidade de hospedagem da ISS, que chegará a ter seis ocupantes permanentes. A máquina permite reciclar 6,8 toneladas de água potável por ano.

«Este é o género de tecnologia que nos levará à Lua e até mais longe», declarou o astronauta americano Mike Barratt, após brindar com os companheiros da ISS, o comandante russo Guennadi Padaka e o japonês Koichi Wakata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário