Discuta comigo!

Discuta comigo! Discuta sobre: política, religião, história, trabalho da polícia, desempenho dos seus governantes, queda da bolsa, preço do pão, petróleo, crise internacional, trânsito e outras coisa que não me vem em mente!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

2012

O fenômeno de 2012, seria um conjunto de crenças e teorias afirmando que eventos catastróficos ou de transformação podem ocorrer no ano de 2012. A previsão é baseada principalmente no que se diz ser a data final do Calendário de Contagem Longa Mesoamericano, que possui ciclos de 5.125 anos e encerra-se no dia 21 ou 23 de dezembro de 2012. Argumentos que suportam essas teorias são elaborados a partir de uma mistura de arqueoastronomia amadora, interpretações alternativas de mitologia, construções numerológicas e profecias sobre Dezembro de 2012 marca o fim do atual ciclo da contagem longa mesoamericana, a qual era usada na América Central antes da chegada dos europeus. Embora a contagem longa tenha sido provavelmente inventada pelos olmecas, tornou-se estritamente relacionada com a civilização maia, cujo período clássico durou entre 250 e 900 d. C. Os maias clássicos eram alfabetizados e seu sistema de escrita encontra-se substancialmente decifrado.
A contagem longa define a "data zero" em um ponto do passado, que marcou o fim do mundo anterior e o início do atual, correspondente a 11 ou 13 de agosto de 3114 a. C. no calendário gregoriano, dependendo da forma utilizada. Ao contrário do calendário usado atualmente pelos maias, a contagem longa foi linear, e não conjuntural, e mantida em unidades de tempo baseadas no sistema vigesimal. Por esse meio, 20 dias correspondem a um uinal, 18 uinals (360 dias) a um tun, 20 tuns a um k'atun e 20 k'atuns (144.000 dias) correspondem a um b'ak'tun. Assim, por exemplo, a data maia 8.3.2.10.15 representa 8 b'ak'tuns, 3 k'atuns, 2 tuns, 10 unials e 15 dias desde a data zero. Muitas inscrições maias têm a contagem de mudança para uma ordem mais elevada após 13 b'ak'tuns. Hoje, as correlações mais amplamente aceitas para o final do décimo terceiro b'ak'tun são no calendário ocidental os dias 21 e 23 de dezembro de 2012. De qualquer maneira, vamos aguardar e ver se é verdade ou mito!
fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário